Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /var/www/html/sylviadami.blog-dominiotemporario.com.br/web/wp-includes/pomo/plural-forms.php on line 210

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /var/www/html/sylviadami.blog-dominiotemporario.com.br/web/wp-content/plugins/seo-wordpress/seo-rewritetitle-class.php on line 17
http://sylviadamiao.net/?p=142 |

Conexão postgis-qgis parte1 (Importando arquivo shp)

Conexão postgis-qgis parte1 (Importando arquivo shp)

A grande dificuldade de quem trabalha com softwares geo é compartilhar arquivos. Quando comecei a trabalhar com Geo, eu dividia o meu layer em partes e distribuia aos estagiários  para trabalharem. Depois  de pronto juntava tudo de novo, devido a impossibilidade de duas ou mais pessoas salvarem o mesmo arquivo ao mesmo tempo.

Muito trabalhoso,  mas era o que eu possuia e desta forma produzi o layer de Loteamentos Irregulares de São Paulo, com aproximadamente 2000 poligonos. A descoberta do postgres-postgis, do sistema operacional linux e de todos os demais softwares livres facilitaram demais  o trabalho. A produção aumentou e  a qualidade também. A capacidade de compartilhamento então nem se fala. Neste post e nos outros à seguir, vou mostrar como é simples montar um banco de dados.

Isto é se você chegou até aqui, com todos os programas instalados. Se tiver alguma duvida pode enviar um questionamento,  a medida que eu puder vou melhorando os posts.

Criei um Banco de Dados chamado Familia como exemplo.

Clique no ícone do postgis para começar a importação. Você tem que se conectar ao Banco desejado, colocar a senha do usuário postgres e o local onde o Banco se encontra. No meu caso ele está no computador que estou trabalhando então é “localhost”.

capture1

Depois de feita a conexão, adicione o arquivo shp desejado, escolha também o shema. Se você não criou nenhum ele coloca  no shema “public”. Então coloque o número do SRID, que nada mais é que o número da projeção que você deseja utilizar. Exemplo WGS 84- 4674. O QGIS tem todos os números das projeções, se você não souber de uma olhada lá. E depois é só clicar import.

Nesta fase de importação. Se o  banco tem muitas colunas, você pode ter problemas com o ‘ecoding’. O default dele é ‘UTF8’. No meu caso, ele não aceitou  o UTF8, por causa dos acentos,  pediu para eu tentar LATIN1, eu coloquei e deu certo. Se não der certo em seu banco você pode excluir as colunas com problemas e adicionar depois, através da calculadora de campo do qgis.

capture2

Feito isso seu Banco de Dados postgres já terá a camada importada como no exemplo a seguir, vejam que  a minha tabela chamada familia já aparece dentro do Banco de Dados Familia que eu criei no postgres

 

capture3

 

Para abrir a camada familia no  Qgis, você precisa de uma conexão.

No QGIS vá em camada, adicionar camada postgis, NOVO e conecte-se ao Banco Familia como no exemplo:

capture9

Depois de conectado, repita os passos, camada, adicionar camada postgis, agora clique em conectar, clique na sua camada shp e pronto. A camada já pode ser editada.

capture10capture11

 

 

 

Leave a Comment