Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /var/www/html/sylviadami.blog-dominiotemporario.com.br/web/wp-includes/pomo/plural-forms.php on line 210

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /var/www/html/sylviadami.blog-dominiotemporario.com.br/web/wp-content/plugins/seo-wordpress/seo-rewritetitle-class.php on line 17
Conexão postgis-qgis parte2 (Fazendo um relacionamento sql) - Espaço Geo |

Conexão postgis-qgis parte2 (Fazendo um relacionamento sql)

Conexão postgis-qgis parte2 (Fazendo um relacionamento sql)

Para se ter um banco de dados geográfico completo, precisamos fazer relacionamentos SQL entre as tabelas.  No post anterior, criei uma camada shp chamada familia,  importei para o postgres-postgis.

post1post2

A camada principal, que é geográfica, tem o campo ‘pai’, o campo ‘mãe’ e o campo ‘familia’, que será a chave primária, e que não poderá se repetir, para podermos usá-la no relacionamento de quantas tabelas quisermos.

Agora faremos uma outra camada relacionada à camada familia. Desta vez utilizando o próprio postgres. A camada não terá elementos gráficos somente dados. Teremos o campo ‘familia’ que será a chave estrangeira , com isto esta famila terá quantos filhos quiser.

Acompanhe passo à passo a nova tabela ‘filhos’.

rel1rel2

rel3rel4

 

Clique em table, new table. Preencha o nome da tabela, adicione as colunas. Não se esqueça de fazer uma coluna ‘id’. Toda a tabela tem que necessariamente ter uma chave primária. O seu ‘id’ será esta chave.  O “data type” do seu campo ‘id’ será ‘serial’, quando você inserir uma nova informação, este campo será preenchido automaticamente. Adicione também a coluna ‘familia’, esta coluna  será definida como chave estrangeira, e por fim a coluna ‘filhos’. Não se esqueça de colocar as permissões. No post anterior ensinamos como trabalhar com “login groups e login roles”.  Dê permissão para o grupo que vai editar as informações. No Nosso caso o ‘Grupo’.

Voltemos para a tabela familia para verificar as configurações:

fam1fam2fam3fam4

Por último verifique as autorizações do Banco de dados  Familia e do shema onde suas tabelas se localizam. Neste caso é ‘public’ , para o Group role ‘Grupo’

data_baseshema

Quando você usa outro usuário que não seja o postgres, você deve prestar  muita atenção em todas estas permissões. Se faltar qualquer uma, não conecta.

Depois de pronto o banco e as permissões vamos abrir o banco no qgis e fazer os relacionamentos, tema do próximo post.

 

 

 

Leave a Comment